Cooperação técnica entre órgãos estaduais permite avanço em pesquisas e estudos para atração de investimentos externos

A Secretaria Extraordinária de Programas Especiais (Sepe) assinou no dia 27 de dezembro um acordo de cooperação técnica com o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). O objetivo é fortalecer o desenvolvimento de pesquisas e estudos sobre território. O ato de assinatura aconteceu na sala reuniões da Casa Civil e contou com a participação do Subsecretário , Abelardo Teixeira Balluz.

Reunião Imesc e SEPE dia 27.12.18 Acordo de Cooperação Técnica (2)

Reunião da SEPE e Imesc para assinatura do acordo de Cooperação Técnica

O acordo prevê uma parceria entre os órgãos para acesso a bases de dados e registros administrativos geo-referenciados, contribuindo com inteligência territorial capaz de desenhar mapas atualizados, de fluxos econômicos e demografia de empresas, no sentido de apoiar a atração de investimentos estruturantes para o Maranhão.

O papel da Sepe é desenvolver as articulações entre as instituições públicas, privadas e sociedade civil, objetivando obter dados e informações cartoriais, fundiárias, cartográficas, ambientais e socioeconômicas do território do estado do Maranhão, a fim de possibilitar a construção de relatórios, fomentando o Sistema de Informações do Estado do Maranhão (Siema).

Também será função da Secretaria disponibilizar os equipamentos de pesquisa necessários para realização das atividades conforme o plano de trabalho e utilizar as informações trabalhadas pelo IMESC em proposição de políticas que tenham a finalidade de atração de investimentos externos.

Para o Secretário da Sepe, Enos Henrique Nogueira Ferreira, os dados fornecidos pelo Imesc serão de grande importância para as ações da secretaria. “Deparamo-nos com demandas de investidores que querem vir para o Maranhão e precisam de informações sobre o ambiente, o local, de maneira que aquele empreendimento seja construído em uma região mais apropriada. Com o suporte do Imesc, essa parceria nos dará acesso para termos informações que são essenciais para que as tratativas com os investidores sejam mais objetivas”, analisou.

Reunião Imesc e SEPE dia 27.12.18 Acordo de Cooperação Técnica (11)

Secretário da SEPE, Enos Henrique Ferreira assinando o acordo de Cooperação Técnica

O Imesc disponibilizará para a Sepe ferramentas de construção de relatórios contendo informações ambientais e socioeconômicas, com a confecção de mapas temáticos sobre o uso, ocupação e aptidão de áreas para atividades produtivas.

Para o presidente do Imesc, Felipe de Holanda, o acordo representa um grande passo para o Maranhão, pois “caminha no sentido da diretriz estratégica do governador, de ampliar as parcerias e ações entre secretarias e órgãos, no sentido de construir ferramentas de planejamento capazes de acelerar o desenvolvimento do Estado”.

“A Sepe já desenvolve um papel importante no Maranhão, pois é esta secretaria que operacionaliza e comanda o processo de atração de investimentos. Com o apoio do Imesc, a Sepe poderá ter acesso à toda nossa inteligência territorial associada às coordenadas cartográficas e desenvolver um magnífico trabalho em todo o Estado”, acrescentou Felipe.

Reunião Imesc e SEPE dia 27.12.18 Acordo de Cooperação Técnica (10)

Presidente do Imesc, Felipe de Holanda assinando acordo de Cooperação Técnica

A equipe técnica do Imesc está desenvolvendo o Sistema Integrado de Informações do Maranhão (Siema), uma ferramenta de Business Intelligence, que tem como objetivo integrar a coleta, compartilhamento e análise de dados construídos pelos agentes públicos do Estado.

O Siema vai colaborar para que o Estado unifique as linguagens de Planejamento, com integração às bases de dados dos demais sistemas de informação do governo. Ele prevê, como etapa fundamental, a tradução e o sequenciamento das políticas, programas, projetos e ações do Plano Plurianual e das demais peças de Planejamento e Orçamento, de forma a garantir o alinhamento do Planejamento Estadual com as metas da Estratégia ODS.

Todos os dados serão integrados Siema, coordenado pelo Imesc. Com este convênio, é realizada mais uma etapa para o desenvolvimento deste sistema, que organiza uma base unificada de informações estratégicas para análise de dados, séries temporais, painéis de dados, indicadores sociais, modelos estatísticos e econométricos e registros administrativos.

O objetivo principal do Siema é institucionalizar a produção e a disponibilização das informações governamentais e qualificar a tomada de decisão de agentes públicos.

O Imesc indicou o Coordenador Geral das ações e a SEPE dois Técnicos que irão trabalhar na elaboração dos Relatórios. O acordo de cooperação vigorará pelo prazo de doze meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos.

Secretário da SEPE, Enos Henrique Ferreira, Subsecretário da Casa Civil, Abelardo Teixeira Balluz, Presidente do Imesc, Felipe de Holanda e assessores

Palácio Henrique de La Rocque Avenida Jerônimo de Albuquerque, S/N - Calhau, São Luís - MA