02/10 17:48

Entrega da primeira etapa do Zoneamento Ecológico do Maranhão é marco histórico para o estado, afirma vice-governador

DSC_0099

O vice-governador Carlos Brandão presidiu, na manhã desta quarta-feira (02), no palácio Henrique de La Rocque, a solenidade de entrega da conclusão do Prognóstico e Cenarização e do Relatório de Zonificação do Território, do Bioma Amazônico Maranhense. É um importante passo para a conclusão do Zoneamento Ecológico do Maranhão (ZEE-MA), prevista para dezembro deste ano.

A elaboração do ZEE-MA é coordenada pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos do Maranhão (Imesc-MA), uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (Sepe). O pesquisador sênior e coordenador técnico do Zoneamento Ecológico-Econômico, Luiz Jorge Dias, vê o mapeamento como uma importante ferramenta de equilíbrio ambiental e o desenvolvimento econômico e social regional.

DSC_0049“É um conjunto de conhecimentos indispensáveis ao planejamento e ao ordenamento dos territórios; documentos técnico-científicos, elaborados pelo Poder Público, para que se possa conhecer as particularidades territoriais e para o planejamento e ordenamento dos espaços e fatos geográficos”, comentou.

O Secretário da Sepe, Luís Fernando, destacou que se trata de uma demanda prioritária do órgão. “O governador Flávio Dino fixou esse trabalho como uma das prioridades da nossa secretaria. Demos total atenção, e, agora, lançamos mais uma etapa, que não será a última, já que, até o fim do ano, pretendemos entregar todo o zoneamento do Bioma Amazônico para que ele seja encaminhado à Assembleia Legislativa”, afirmou.

Na próxima etapa do ZEE, com início previsto ainda para este mês, serão realizadas as audiências públicas em municípios incluídos no Bioma DSC_0138Amazônico Maranhense, como Imperatriz, Santa Inês, Grajaú, Governador Nunes Freire, Bacabal, Pinheiro, entre outros. Em São Luís, a escuta ocorrerá no dia 21 de outubro, no Palácio Henrique de La Rocque. O objetivo desta etapa é ouvir a população e aperfeiçoar os estudos e pesquisas que fundamentarão o ZEE.

O vice-governador Carlos Brandão descreveu o momento como “um marco histórico para o estado”. “A concretização do ZEE atenderá a uma antiga demanda dos setores produtivos do Maranhão, e representa um passo muito importante para o desenvolvimento do estado, uma vez que o estudo reúne dados essenciais e traz segurança técnica e jurídica para o fomento de políticas públicas e investimentos da iniciativa privada”, comemorou o vice-governador.

Contatos

contatos

Endereço:
Rua 44 (Mexiana), Quadra 18, Número 35, Calhau
São Luís - Maranhão
CEP: 65071-732

E-mail:
gabinete.sepema@gmail.com

Horário de atendimento:
8h às 18h

Telefones:
(98) 2016-7888
(98) 2016-7889

Localização

localização