Encontro discutiu novas condições de investimentos que beneficiam o Maranhão e os Emirados Árabes

Tendo em vista que dialogar com organismos internacionais de modo a atrair investimentos para o Maranhão é uma das funções da Secretaria de Estado Extaordinária de Programas, a SEPE articulou encontro entre o governador Flávio Dino e a embaixadora dos Emirados Árabes Unidos, Hafsa Abdulla Al Ulama, o qual aconteceu no dia 06 de novembro.

Encontro discutiu novas condições de investimentos que beneficiem o Maranhão e os Emirados Árabes. Foto: Gilson Teixeira/Secap

Na ocasião foram apresentados os vínculos já existentes entre o Maranhão e os Emirados Árabes e novas condições de investimentos que beneficiem os dois lados.  Em 2017 a equipe da SEPE esteve por duas vezes na embaixada do país em Brasília com o objetivo de estreitar relações internacionais, atrair investimentos e fortalecer a economia maranhense.

A SEPE também é responsável por coordenar e gerenciar políticas, diretrizes e estratégias para o desenvolvimento de programas especiais de interesse do Governo do Estado, bem como dar suporte técnico às missões oficiais a outros países na atração de investimentos privados para o Estado.

O governador Flávio Dino destacou a importância de manter o diálogo constante com os países árabes, que tem destacada relevância na economia internacional. “Foi uma reunião de trabalho que visa abertura de oportunidades de negócios. Os países árabes são parceiros comerciais importantes para o Brasil e para o Maranhão”, pontuou o governador, lembrando que o Maranhão já exporta produtos e recebe investimentos oriundos de empresas dos Emirados Árabes.

A embaixadora Hafsa Abdulla Al Ulama disse ser fundamental visitar o Brasil, por sua extensão, diferentes estados e reconheceu no Maranhão condições propícias para afinar a relação. “Estou muito feliz de estar aqui no Maranhão, é um estado bonito, com povo hospitaleiro”, considerou, explicando: “Basicamente, a proposta da visita é introduzir um diálogo entre os Emirados e este estado e conversar sobre como podemos fazer para estreitar a relação com o Maranhão. Estou feliz com a oportunidade de vir aqui e o governador apresentou muito bem as possibilidades de investimentos, de turismo e de viagens que poderemos vir a fazer conjuntamente. Acredito que pode ser uma grande oportunidade de melhorar ainda mais essa relação”, afirmou.

Os diálogos com investidores árabes e com a Embaixada são realizados há algum tempo. Segundo o secretário de Estado de Programas Especiais, Enos Ferreira: “A reunião é fruto de uma tratativa que vem sendo construída há alguns anos. A SEPE vem mantendo relacionamento com a Embaixada e abrindo as portas do Maranhão para todas as partes, países e empresários que queiram oportunidade de negócios. O que se consolidou com a vinda da embaixadora”, pontuou o secretário.

A reunião também teve a presença do Secretário Adjunto da SEPE, Pierre Januário; do Secretário de Indústria e Comércio, Expedito Rodrigues; do Presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago; dos diretores da Dubai Chamber, João Paulo Paixão (Câmara de Comércio de Dubai), equivalente à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA); da Dubai Export, Ana Flávia Felix (Câmara de Comércio de Dubai), que apoia as empresa na exportação dos seus produtos, equivalente à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex)entidade quepromove produtos e serviços brasileiros no exterior e atrai investimentos estrangeiros; e da Dubai Yahsat, Rodrigo Fagundes (solução de satélite inteligente), que passará a operar no estado a partir de 2019 através da internet via satélite.

Outros órgãos que participaram da missão durante a visita em São Luís da comitiva dos Emirados Árabes Unidos foram a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com apresentação do Casarão Tech, startups locais para propor agendas de cooperação; e a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo  (SECTUR), que mediou visita guiada ao centro histórico em língua inglesa na Catedral da Sé, Museu de Arte Sacra, Beco Catarina Mina, Rua Portugal (com parada da comitiva para apreciar apresentação de tambor de crioula feita por músicos da rua), Casa do Maranhão e Museu do Reggae.

Após a reunião no Palácio dos Leões, os empresários e investidores dos países árabes ainda participaram de rodada de negócios com empresários maranhenses para apresentação de produtos e oportunidades de investimentos mediada pela FIEMA e pelo presidente José Arteiro da Silva da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (FECOMÉRCIO.

Participaram da rodada de negócios Hélio Rodrigues, CEO da empresa Mídia Indoor; Eduardo Monteiro, proprietário da empresa Biocana Doce Energia; Ana Paula Grolli, diretora geral da empresa Sabor da Ilha/Gaia; Luiz Carlos Fernandes e José Carlos Chagas, diretores da Internacional Marítima; Marcelo Ribeiro e Daniel Arouche, diretor e gerente, respectivamente, do grupo Gera Maranhão; e Ilson Mateus Júnior e Ana Clara Freire, diretor e controller, respectivamente, do grupo Mateus Supermercados.

Palácio Henrique de La Rocque Avenida Jerônimo de Albuquerque, S/N - Calhau, São Luís - MA