SEPE e IMESC participam das Escutas do Orçamento Participativo 2019

Com o objetivo de promover a participação popular nas decisões orçamentárias do poder público estadual para o ano de 2020, o Governo do Maranhão lançou, na sexta-feira (24), o Orçamento Participativo (OP) 2019, que contará com 35 audiências públicas, entre os meses de maio e julho de 2019, todas baseadas em dados apresentados pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

O IMESC é vinculado à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), que também participará ativamente da agenda das audiências públicas da OP. O secretário da pasta, Luis Fernando Silva, estará presente nos dias 25 de junho, em Timon, e no dia 5 de julho, em São Luís. Já o secretário-adjunto, Geraldo Carvalho, participa da audiência no próximo dia 28 de maio, em Viana.

382564664c4eb6e9b71374f5eda9fa18

Este ano, as Escutas foram ampliadas nas regiões, visando contemplar todas as especificidades dos 217 municípios maranhenses. Nas audiências públicas, o IMESC apresentará estudos com o quadro geral das realidades socioeconômicas regionais e dos municípios.

Para Dionatan Carvalho, presidente do IMESC, estas informações servirão como diretrizes para os debates de acordo com a situação de cada região. “As Escutas Territoriais são de extrema importância pois são nestes momentos que o povo participa e decide o que é prioridade e quais são suas necessidades”, pontuou o presidente.

O OP, assim como as Escutas Territoriais, são coordenados pelas Secretarias de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), de Comunicação Social e Assuntos Políticos (Secap) e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), por meio da Secretaria Adjunta de Participação Popular (Sapp), além de contar com o envolvimento de todas as secretarias na execução dos processos.

“As escutas reforçam o interesse do governador Flávio Dino em intensificar a consulta da população para uma aplicação eficiente dos recursos públicos. São medidas prioritárias para que tenhamos um Estado marcado pela participação popular e por seu amplo controle social”, acrescentou Dionatan Carvalho.

As Audiências Públicas contarão com técnicos do IMESC, que irão facilitar o contato da sociedade com o governo, além de apresentar os dados sobre as regiões maranhenses.

Orçamento Participativo 2019

As audiências públicas do OP iniciarão a partir do dia 28 – ao todo, serão 35. Durante os eventos, serão ouvidas ainda as propostas para o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, instrumento previsto na Constituição Federal, destinado a organizar e viabilizar a ação pública por um período de quatro anos.

De forma democrática e transparente, o Orçamento Participativo visa a construção de um diálogo direto e aberto entre governo e população, com o objetivo de contemplar um maior número de segmentos e diversificar a atuação governamental, seja nas despesas, nos investimentos ou na arrecadação.

Realizadas desde 2015, as audiências públicas para oitiva da população já permitiram a elaboração de 994 propostas, que tiveram como áreas mais votadas pela população a saúde, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento e assistência social.

Dentre as aplicações realizadas através do OP, destacam-se: a construção dos hospitais macrorregionais de Santa Inês e Caxias, ampliação do Hospital Macrorregional de Barreirinhas, a construção do Centro de Referência da Economia Solidária em São Luís, e a construção e reforma de 88 escolas, além de perfuração de poços, adutoras e melhorias no Sistema de Abastecimento de Água.

Vale lembrar que o Orçamento Público do Estado é dividido em três elementos: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual.