30/05 8:54

IMESC faz tratativas para ações de fortalecimento do ZEE-MA

O diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), Josiel Ribeiro, participou, nesta quarta-feira (29), de uma reunião no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília, para discutir sobre os avanços do Zoneamento Ecológico do Maranhão (ZEE-MA). O Imesc é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE).

Durante a reunião, a comissão nacional reforçou as orientações dadas aos Estados envolvidos na Amazônia Legal, apresentando quesitos de avaliação do zoneamento, além de destacar o protocolo de participação dos órgãos que estão executando o ZEE nos estados da Amazônia.

“Tivemos exposições sobre experiências bem-sucedidas em outros estados, além de uma avaliação da execução do ZEE-MA”, pontuou Josiel Ribeiro, ao destacar que a reunião serviu para fortalecer as novas ações e etapas do Zoneamento no Maranhão.

Censipam

Já na tarde desta quarta, profissionais do IMESC se reuniram com representantes do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão pertencente ao Ministério da Defesa.

Durante a reunião, foi apresentada ao Censipam uma proposta do IMESC de parceria tecnocientífica, para a execução do Centro Estadual de Usuários (CEUS), no Maranhão. O CEUS reúne informações catalogadas pelo Censipam.

“Os técnicos da Censipam apresentaram um cenário positivo ao IMESC, uma vez que o Maranhão foi colocado como estado prioritário para o desenvolvimento das ações relacionados ao Zoneamento Ecológico-Econômico”, acrescentou Josiel Ribeiro.

Sobre o ZEE

Instrumento de orientação para a formulação e espacialização das políticas públicas de desenvolvimento sócio-produtivo e ambiental do Estado, o Zoneamento Ecológico-Econômico produzirá o ordenamento territorial do Maranhão, assim como servirá para as tomadas de decisões de investimento dos agentes públicos e privados. Atualmente o IMESC produz a última etapa do Diagnóstico do ZEE referente ao Bioma Amazônico, composto por cerca de 108 municípios maranhenses.

Contatos

contatos

Endereço:
Rua 44 (Mexiana), Quadra 18, Número 35, Calhau
São Luís - Maranhão
CEP: 65071-732

E-mail:
gabinete.sepema@gmail.com

Horário de atendimento:
8h às 18h

Telefones:
(98) 2016-7888
(98) 2016-7889

Localização

localização