09/01 10:31

Investidores sul-coreanos discutem investimentos no Maranhão

Secretaria de Estado Extraordinária de Programas Especiais (Sepe), com o apoio da equipe da Vice-Governadoria, articulou a vinda de Eduardo Komatsu CEO da Câmara de Comércio da União de Cidades Brasileiras na Coreia do Sul e de Kim Young Joon, CEO da empresa de investimentos Braxko. A visita foi um desdobramento da Missão Ásia, realizada há pouco mais de um ano. O objetivo é seguir com a atração de recursos, negócios e geração de comércio.

DSC_1021

Secretário da Sepe, Enos Henrique Ferreira

Como parte da programação. o governador em exercício, Carlos Brandão, recebeu quinta-feira (3), investidores sul-coreanos para discutir novas oportunidades de negócios entre o Maranhão e o país asiático. Em reunião no Palácio dos Leões, foram tratados temas como agronegócios, tecnologia, infraestrutura e educação.

“Nós estivemos lá visitando os empresários para que viessem ao Maranhão e vissem oportunidades em várias áreas: indústrias, comércio, turismo e setor produtivo, por exemplo. O Maranhão está de portas abertas para negociar e fazer comércio com a Coreia do Sul”, afirmou Brandão.

DSC_1037

Governador em exercício, Carlos Brandão

Eduardo Komatsu, afirmou que a perspectiva é fazer investimentos que vão se transformar em geração emprego e renda para a população maranhense. O foco desta visita ao Maranhão foi conhecer as oportunidades locais, especialmente na área de infraestrutura. “Vejo que existe muita possibilidade de negócios. O mais importante é apresentar para ambos os lados as perspectivas de negócios e as oportunidades que existem”, avaliou Komatsu.

DSC_1032

Eduardo Komatsu CEO da Câmara de Comércio da União de Cidades Brasileiras na Coreia do Sul

De acordo com o secretário da Sepe, Enos Henrique Ferreira, outra reunião com vários empresários sul-coreanos já está sendo organizada para o mês de abril, dando prosseguimento a essa missão de agora.  “Nossa perspectiva é trazer investidores para o Maranhão, e que haja uma troca de negócios”.

DSC_1051

Secretário da Sepe, Enos Henrique Ferreira falando aos empresários Coreanos e convidados

Quanto ao potencial do Maranhão, Carlos Brandão ressaltou que o estado tem muito a oferecer. “Temos condições favoráveis, isenção de impostos, segurança jurídica e várias empresas do mundo inteiro estão se instalando aqui. E outras estão negociando porque sentiram que aqui é um lugar seguro, com um governo sério, reconhecido pelo site G1 como o que mais cumpriu propostas em todo o Brasil”.

DSC_1067

Equipe do governo presente na reunião juntamento com os empresários coreanos

Na quinta-feira (3), pela manhã, Eduardo Komatsu e Kim Young Joon visitaram a Casa do Maranhão, Casa das Tulhas e o Centro Histórico com o objetivo de conhecer a cultura e o turismo do estado. Depois, o Secretário Adjunto da Sepe, Pierre Januário coordenou a reunião dos empresários coreanos com empresas maranhenses que fazem parte da cadeia produtiva que geram emprego e renda, entre elas a Agro Serra – Agropecuária Industrial Serra Grande Ltda, Psiu, Internacional Marítima, empresa de comunicação Quadrante, Sindicato das Indústrias de Bebidas do Maranhão (Sindbebidas) e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). O objetivo é exportação de alimentos e bebidas e atração de investimentos externos. Destaca-se o engajamento da empresa Quadrante nas negociações para se trazer a delegação coreana ao Maranhão.

DSC_0983

Secretário Adjunto da Sepe, Pierre Januário coordenou a reunião dos empresários coreanos com empresas maranhenses

Na sexta-feira (4), para atração de negócios e projetos internacionais, a Sepe, sob liderança do secretário Enos Henrique Ferreira coordenou nova reunião, que contou com apresentação de projetos das secretarias de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), de Administração Penitenciária (Seap), de Governo (Segov), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti )e da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar). Aos investidores sul-coreanos. Foram apresentadas projetos de parcerias público-privadas, além de possíveis investimentos no setor de gás e de inovação.

DSC_0046

Reunião coordenada pelo Secretário da Sepe, Enos Henrique Ferreira com apresentação dos projetos das Secretarias do governo

“Somos o país da internet mais avançada do mundo, portanto, podemos contribuir muito com o cinturão digital. O porto do Itaqui, passando pelo mar do Panamá, pode ser uma rota importante para o empresariado da Coreia. Sobre as parcerias público-privadas, temos a intenção de fazer investimento na construção de penitenciárias”, destacou Kim Young Joon, CEO da empresa Braxko.

DSC_0012

Kim Young Joon, CEO da empresa Braxko.

A Sepe também esteve à frente, junto com a Seinc, de uma rodada de apresentação de produtos, serviços maranhenses, onde os investidores puderam degustar produtos locais com potencial para novas oportunidades. Estiveram presentes: Rede de Mulheres Maranhenses (produtos alimentares de origem extrativista); Pimentas Nippon (condimentos de pimentas); Coquilho do Brasil (fabricação de óleos vegetais e conservas de frutas); Pronutre (alimentos desidratados); EcoBrasil (produtos alimentares de origem extrativista); Doce Pedaço (biscoitos); Biocana (bebidas regionais não alcoólicas); Sorvete 2 irmãos (sorvetes regionais) e Sabor da Ilha (geleias regionais).

DSC_0101

Secretários de governos, empresários coreanos e empresários do Maranhão

“Conhecemos muitas possibilidades de investimentos. Fiquei muito feliz com os produtos apresentados a nós, são muito bons. Vamos levar e apresentar para os empresários coreanos, e no mês de abril vamos trazê-los para conhecer mais de perto as empresas do Maranhão”, assegurou Eduardo Komatsu.

Encerrando a agenda de compromisso no estado foi realizada visita na empresa de Comunicação Quadrante e na sede do Maranhão Atlético Clube (MAC).

DSC_0288

Presidente do MAC, Diretores e os empresários coreanos

DSC_0215

Em visita a Quadrante, Júnior faz apresentação da empresa aos empresários coreanos

Por fim, também corroborando com os esforços do Governo do Maranhão para prospectar parceiros asiáticos, está sendo organizada para o segundo semestre de 2019, em comemoração dos os 60 anos das relações diplomáticas entre Brasil e a Coreia do Sul, uma exposição para apresentação das potencialidades do Maranhão em Seul ou no Brasil.

DSC_0050

Secretários do governo, empresários coreanos e Júnior da Quadrante

Contatos

contatos

Endereço:
Palácio Henrique de La Rocque Avenida Jerônimo de Albuquerque, S/N - Calhau, São Luís - MA
CEP 65074-220

E-mail:
gabinete.sepema@gmail.com

Horário de atendimento:
9h às 19h

Telefones:
(98) 3214-1721 / 3214-1751

Links Úteis
Localização

localização