Plano Regional de Desenvolvimento do NE é apresentado ao Governo do Maranhão

O chefe da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Mário Gordilho, esteve, na quinta-feira (2), no Palácio dos Leões.  A visita faz parte do cronograma de atividades do órgão nos estados da região, com o objetivo de conhecer as propostas que devem ser incluídas no plano plurianual do governo federal, por intermédio da SUDENE, além de ser uma oportunidade dos governadores conhecerem o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).

Reunião no Palácio dos Leões tratou sobre Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. Foto: Adriano Martins Costa

Segundo o governador Flávio Dino, é de fundamental importância para o Maranhão investir em ações que melhorem a infraestrutura do Estado, melhorando e integrando a logística para facilitar o escoamento da produção de grãos, ligar a Transnordestina à Ferrovia Norte-Sul, implantar polos tecnológicos e dar uma atenção especial à educação também foram apontados como projetos prioritários. O chefe do executivo estadual se comprometeu em apoiar e fortalecer a Sudene e o Conselho Deliberativo, “um fórum de discussões qualificado”, um espaço onde os governadores da Região podem alinhar suas ações, ponderou.

Nas visitas aos estados, Mário Gordilho vem falando sobre a relevância de buscar soluções efetivas para os problemas hídricos enfrentados pelo Nordeste, melhorar o desempenho do PIB regional e combater as disparidades entre as regiões, com a participação dos governadores da área na qual a Superintendência atua. Uma das apostas do PRDNE é a utilização de municípios-polos das regiões geográficas intermediárias e, para isso, já foram realizadas análises da distribuição dos municípios-polos no território, levando em consideração estrutura, porte e rede de influência destas cidades. Outro ponto importante é priorizar a interiorização do desenvolvimento através do fortalecimento dos sistemas inovativos e produtivos locais.

Também presentes o vice-governador Carlos Brandão, os secretários de Estado de Programas Estratégicos, Luis Fernando Silva; de Planejamento e Orçamento, Cynthia Mota Lima e de Governo, Antônio Nunes.

PRDNE
O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste é um importante instrumento de ação da autarquia para promover o desenvolvimento em diversas áreas de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional. O PRDNE está dividido em eixos estratégicos, como Inovação, Desenvolvimento de Capacidades Humanas, Dinamização e Diversificação Produtiva, Segurança Hídrica e Conservação Ambiental, e ainda, Desenvolvimento Social.

Reunião no Palácio contou com as presenças de secretários de Estado. Foto: Gilson Teixeira