24/04 15:48

Retomada do Mercado de Trabalho no Maranhão mantém evolução no varejo, aponta Imesc

Análise do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), mostra a evolução do comércio varejista maranhense no período de 12 meses. Segundo o estudo, a ampliação se deve em grande parte ao volume de ofertas de trabalho formal no estado.

Em relação ao comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e as atividades de veículos, motocicletas, partes e peças e de material de construção, houve um avanço de 6,6% no comparativo de fevereiro de 2019 com o mesmo período do ano passado, puxado pela melhora do segmento de veículos automotivos, que avançou 22,49% em comparação com o mesmo período do ano anterior em volume de vendas, atingindo um total de 6.420 unidades comercializadas.

Já o comércio varejista restrito avançou 3,1% em volume de vendas frente ao mesmo período de 2018, acumulando uma alta de 4,2% nos últimos 12 meses.  Esse setor é composto pelos segmentos de combustíveis e lubrificantes; hipermercados e supermercados; alimentos, bebidas e fumo; tecidos, vestuário e calçados; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; móveis e eletrodomésticos; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; livros, artigos culturais; artigos de uso pessoal e doméstico, dentre outros.

O economista do Imesc, Eduardo Campos, ressalta que o crescimento do comércio varejista ampliado é reflexo da expansão de ofertas no mercado de trabalho. “A melhora no nível de contratações formais, que passou de um saldo de 329 postos de trabalho, no período de março de 2017 a fevereiro de 2018, para 5.865 postos de trabalho, de março de 2018 a fevereiro de 2019, contribuiu para o aumento do volume de vendas de automóveis passando de 78.510 unidades, entre março de 2017 e fevereiro de 2018, para 79.731 unidades nos 12 meses seguintes”, explicou o economista.

A análise completa da Nota encontra-se disponível no site do Imesc, pelo link: http://imesc.ma.gov.br

Nota de Comércio Varejista

A nota de Comércio Varejista é um dos produtos do Boletim de Conjuntura Econômica, que é publicado trimestralmente pelo Imesc. A nota analisa o comportamento do comércio varejista, por meio dos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE, e dados da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). A análise sobre a venda de veículos novos e motocicletas novas no Maranhão é realizada com base nos dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Contatos

contatos

Endereço:
Rua 44 (Mexiana), Quadra 18, Número 35, Calhau
São Luís - Maranhão
CEP: 65071-732

E-mail:
gabinete.sepema@gmail.com

Horário de atendimento:
8h às 18h

Telefones:
(98) 2016-7888
(98) 2016-7889

Localização

localização